Notícias

Creci-PB e MP firmam Termo de Cooperação Técnica

20/09/2016 - COMBATE AO EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO

noticias

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba e o Ministério Público estadual assinaram Termo de Cooperação Técnica, que tem como objetivo o assessoramento técnico e científico para a instrução de processos judiciais e extrajudiciais, além da fiscalização dos registros de incorporação imobiliária.

Na prática, a parceria vai possibilitar um combate mais efetivo a problemas como os empreendimentos e loteamentos irregulares e o exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis, o que faz com que muitas pessoas sejam vítimas de estelionato. “Tenho certeza de que essa iniciativa será copiada por outros Ministérios Públicos. O termo é importante para a regulamentação da própria profissão. Ele foi construído a várias mãos, o que lhe dá credibilidade. Assino o termo de cooperação com muita honra”, disse o presidente do Creci-PB, Rômulo Soares de Lima.

 

 

O Termo de Cooperação foi assinado pelo 1° subprocurador-geral de Justiça, Nelson Lemos, na presença do 2° subprocurador-geral de Justiça, Valberto Lira e do secretário-geral do MPPB, o promotor de Justiça João Arlindo Corrêa Neto, no edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa. “A cooperação técnica é importante para atender à demanda da gerência de perícias do MP-PB. O termo será importante para as duas instituições”, disse o secretário-geral.

Também compareceram à assinatura o 1º e 2º vice-presidentes do Creci-PB, Garibaldo Porto e Lamarck Leitão, diretores 2º secretário Josemar Nóbrega, de assuntos pedagógicos Everaldo Seixas, de assuntos parlamentares Olavo Filho, coordenador da Grap Rodrigo Souto, superintendente Gustavo Beltrão, coordenador de fiscalização Hermano Azevedo, corretores Tiago Meira e Amadeus Reis, além do presidente do Sindimóveis-PB, Ubirajara Marques.

2016-09-19-photo-00001128

 

tct-creci-mp-2

 

Atuação conjunta

De acordo com o Termo, compete ao MP-PB, dentre outras ações, solicitar a realização de laudo ou parecer técnico e autorizar os profissionais, designados formalmente por portaria para a execução do trabalho, a ter acesso aos dados dos processos judiciais e procedimentos extrajudiciais em trâmite nas promotorias de Justiça do estado.

Caberá ao Órgão expedir certificado de reconhecimento dos serviços prestados aos corretores de imóveis que emitirem parecer técnico de avaliação mercadológica nas avaliações por ele solicitadas.

O MP-PB também se compromete a auxiliar o Creci-PB na fiscalização do exercício da profissão de corretor de imóveis, protegendo a sociedade dos contraventores que exerçam a atividade sem a regular inscrição no conselho ou que estejam impedidos administrativamente de exercer a profissão por decisão interna do Creci-PB. As irregularidades constatadas serão reportadas ao Núcleo de Apoio Administrativo às Promotorias Criminais para a adoção das medidas judiciais cabíveis.

Lista atualizada

Já o Creci-PB deve, além de prestar auxílio técnico-científico ao MP-PB, guardar sigilo das informações obtidas com o acesso aos dados dos processos judiciais e procedimentos extrajudiciais para a realização das perícias, laudos e documentos técnicos, quando a situação exigir.

O Conselho também deverá encaminhar ao MP-PB a lista atualizada semestralmente contendo a identificação de todos os corretores de imóveis, na condição de incorporadores imobiliários, com atuação no estado, além de reportar ao Ministério Público todas as informações sobre práticas e situações ilegais que contrariem a Lei 4.591/64.




Fonte: CRECI/PB

Outras Notícias

Como registrar um imóvel urbano

“Cabem aos cartórios verificar se a documentação do imóvel está correta. O bom corretor de imóveis n&a...

Antes de comprar um imóvel na planta ou um novo pronto para morar veja quais são as suas vantagens e desvantagens

São Paulo – O preço de um imóvel corresponde ao tamanho da dor de cabeça que ele pode trazer caso o comprador fa&cce...

Como pagar menos IR na venda de um imóvel

Os últimos anos foram um oásis para quem já tinha seu imóvel próprio. Os preços subiram nas alturas... A&iac...

Cenário de crédito imobiliário é bom para renegociar dívida de imóvel

Mesmo com baixos níveis de inadimplência no setor de crédito imobiliário e com uma legislação que, desde 2...

imóvel usado pode ser lucrativo tanto para revenda como para locação

A estabilidade da economia brasileira vem favorecendo a compra de imóveis. Concessão de crédito facilitada e juros baixos,...

BB reduz taxas de linha de crédito para imóveis

O Banco do Brasil informou que reduziu as taxas e a renda mínima necessária de acesso à linha Crédito Imóvel Pr&oac...

Governo estuda aumento do limite do FGTS na casa própria

AE - Agencia Estado BRASÍLIA - De olho no aumento do crédito para estimular o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a e...

saiba quando não é preciso recolher Imposto de Renda na venda de Imóveis

Boa parte das pessoas não sabe que ao vender um bem, ou direito, pode estar sujeito ao pagamento de Imposto de Renda, que deve ser recolhi...

Imóvel usado continua Valorizado.

Quando pensamos no aquecimento do mercado imobiliário brasileiro, a primeira ideia que nos vem à cabeça é a do volume de l...

Especialistas apontam riscos e vantagens de comprar ou alugar imóvel

Alugar ou comprar um imóvel envolve muitas variantes e requer uma ampla análise. Além dos processos administrativo e juríd...
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_google_plus.pngredesp_twitter.pngredesp_youtube.pngredesp_linkedin.pngredesp_instagram.png
A Imobiliária

IMO PATOS ADMINISTRAÇÃO COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS LTDA-ME
NOME FANTASIA: RE/MAX MORADA DO SOL
CRECI PB 665-J

Rui Ferreira
Corretor de imóveis
Perito Avaliador Mercadológico
CRECI PB 5518

Rua Dr. Pedro Firmino, Loja 508-A
Brasília - Patos-PB - CEP 58700-350
(83) 99603-2276 (83) 98864-8969
ruiferreira@remax.com.br
rui.patos.pb@gmail.com

Contato

  Rua Dr. Pedro Firmino, Nº 107, Edifício Milindra Empresarial Center, Mezanino, Loja 5, Centro, Patos/PB - CEP 58700-070

  (83) 996032276

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.patos-pb.com.br © 2021. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias